Início do ano é momento de preparação para receber as crianças e iniciar oficialmente o ano escolar. Momento de reencontros, de pensar o acolhimento às crianças, de preparar os espaços, de reorganização da equipe pedagógica, de "formação" de professores…
Para que as relações se fortaleçam e aprendizagens significativas aconteçam, é essencial conhecer e respeitar os seres envolvidos e suas realidades. A vida influencia a escola, e por isso a escola é viva e deve (ou deveria) estar sempre se reinventando.
É preciso conhecer as crianças e seu contexto, o que está acontecendo em sua vida e em sua casa, como são suas relações, se ela está tendo suas necessidades básicas supridas.
E com as professoras e professores, estamos levando em conta o seu contexto, como estão suas vidas, sua saúde e suas organizações pessoais? Em tempos de "formações" faz sentido chamar um grande especialista para falar sobre educação, se os professores de uma mesma escola não se conhecem e não sabem como os outros realmente estão?
E se, ao invés de "formar", pensarmos em nos TRANSFORMARMOS juntos, em nos abrirmos e fortalecermos nas nossas vulnerabilidades? Em momentos de partilha e conexão entre as pessoas que estarão juntas dando vida à escola?
A Escola é feita por pessoas, que precisam ser cuidadas e se cuidarem umas às outras. Educação é relação, e não se faz sem amor, cuidado, diálogo e respeito. Comecemos pelo mais básico: se ver e se ouvir, para assim se conhecer - a si e ao outro.
...
.Trans-formação com meditação, com música, com roda de conversa sobre nossa história e sobre como chegamos, com dança, com café, com cozinhar junto, com brincar e experienciar os espaços, com limpeza e organização.
.Trans-formação com mão na terra, com trilha para desbravar a mata e descobrir novos caminhos juntas.
.Trans-formação com banho de cachoeira e com jogar pedrinhas na água.
.Trans-formação que cansa, que abraça, que sorri e que chora.
Transformação de dentro que extrapola para o fora.
Transformação Equipe Educação Ayni 2023.
Victória Kroth - Educadora da Cidade Escola Ayni
Comentários
Postar um comentário