Pular para o conteúdo principal

Transformação


Início do ano é momento de preparação para receber as crianças e iniciar oficialmente o ano escolar. Momento de reencontros, de pensar o acolhimento às crianças, de preparar os espaços, de reorganização da equipe pedagógica, de "formação" de professores…   

Para que as relações se fortaleçam e aprendizagens significativas aconteçam, é essencial conhecer e respeitar os seres envolvidos e suas realidades. A vida influencia a escola, e por isso a escola é viva e deve (ou deveria) estar sempre se reinventando. 

É preciso conhecer as crianças e seu contexto, o que está acontecendo em sua vida e em sua casa, como são suas relações, se ela está tendo suas necessidades básicas supridas. 

E com as professoras e professores, estamos levando em conta o seu contexto, como estão suas vidas, sua saúde e suas organizações pessoais? Em tempos de "formações" faz sentido chamar um grande especialista para falar sobre educação, se os professores de uma mesma escola não se conhecem e não sabem como os outros realmente estão?

E se, ao invés de "formar", pensarmos em nos TRANSFORMARMOS juntos, em nos abrirmos e fortalecermos nas nossas vulnerabilidades? Em momentos de partilha e conexão entre as pessoas que estarão juntas dando vida à escola? 

A Escola é feita por pessoas, que precisam ser cuidadas e se cuidarem umas às outras. Educação é relação, e não se faz sem amor, cuidado, diálogo e respeito. Comecemos pelo mais básico: se ver e se ouvir, para assim se conhecer - a si e ao outro.
...

.Trans-formação com meditação, com música, com roda de conversa sobre nossa história e sobre como chegamos, com dança, com café, com cozinhar junto, com brincar e experienciar os espaços, com limpeza e organização.
.Trans-formação com mão na terra, com trilha para desbravar a mata e descobrir novos caminhos juntas. 
.Trans-formação com banho de cachoeira e com jogar pedrinhas na água.
.Trans-formação que cansa, que abraça, que sorri e que chora. 

Transformação de dentro que extrapola para o fora.

Transformação Equipe Educação Ayni 2023.

Victória Kroth - Educadora da Cidade Escola Ayni

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossa visão sobre a Educação

Primeiro um novo adulto. As crianças, deixemos em paz! Antes que algo mude fora...primeiro um novo "eu"! Uma nova educação, parte muito antes de uma nova abordagem de ensino, de um novo método ou nova pedagogia. Acreditamos que uma nova educação parte do ponto inicial de todas mudanças: O próprio ser. Adultos mais sensíveis às suas relações com as crianças. Que uma vez mais conectados consigo mesmo, lembram e sabem do que é ser criança nesse mundo. De como nós, quando crianças, buscávamos acolhimento e compreensão. E não que nos dissessem apenas o que fazer, o que ser. Acreditamos em colocar as prioridades em seu lugar. Ambientes educativos devem proporcionar o desenvolvimento cognitivo, sócio-emocional, mostrar como é esse mundo. Mas principalmente devem acolher as crianças. Acolher os pequenos mestres. De alguma forma falar em seus ouvidos: "Seja bem-vinda, seja bem-vindo, aqui você está seguro. Está sendo reconhecido, visto, cuidado. Sempre que pre

A escola dos meus sonhos

A escola dos meus sonhos  A escola é um lugar de experiências! A criança é livre para escolher o que quer aprender e respeitando seu tempo.  A ordem mais simples é o amor em todas as suas expressões como respeito e cooperação.  Todas as outras regras são de alguma forma definidas em conjunto com as crianças.  Sabendo que o Os adultos têm experiência para definir as regras, mas ouvem a opinião das crianças.  A escola é uma extensão da família e a família é uma extensão da escola. então os adultos são incentivados a participar ativamente na escola, ensinando suas habilidades às crianças.  Devemos ouvir as crianças e ajudá-las em sua busca. Não é necessário motivar as crianças. Aprender é um instinto humano natural. O crescimento e desenvolvimento são naturais. Não precisamos exercer força, apenas garantimos que o ambiente tem o que é necessário para facilitar a aprendizagem.  A escola não tem provas ou testes. E sim, um acompanhamento muito próximo para ouvir e perceber como a criança es

O aprendizado pelo interesse

Na Ayni os pais são convidados periodicamente a observarem a escola e as crianças no seu dia-a-dia e entre muitos aprendizados e revoluções de conceitos, presenciei em uma observação minha, como mãe, como acontecem as aulas na escola Ayni. Neste dia, um visitante inesperado chegou no atelier Uayra, onde ficam as crianças dos 7 aos 14 anos.  O visitante era um caracol!  As crianças (e a mãe aqui) foram instruídos a não interferirem no caminho dele, primeira lição! O caracol levou algum tempo para cruzar o atelier e chegar a um degrau, imaginem a expectativa de todos para verem como ele faria para descer o degrau.  E a gravidade fez sua parte!  Caiu, ficou de "pernas" para o ar e logo voltou a rastejar rumo a saída almejada! Durante essa jornada do Caracol, as crianças que estavam por aí, buscaram informações sobre a anatomia, sobre expectativa de vida, do que se alimentava e outras curiosidades sanadas pela professora que auxiliava atentamente, por meio de pesquisa em livros e