Pular para o conteúdo principal

Como é a rotina das crianças na Ayni?

Início do Dia:

A chegada das crianças representa para nós um dos momentos mais importantes para expressarmos o respeito ao tempo de cada uma.

Desejamos que os abraços, saudações e quaisquer outros rituais, sejam genuínos. 

Por isso, esse é o momento de um olhar que acolhe e que dá o espaço que cada criança necessita ao chegar e se ambientar ao lugar. 

Buscamos o equilíbrio entre a importância da rotina e dos rituais com a expressão natural e autêntica de cada criança em especial nesse momento de chegada.

Quando deixamos as coisas acontecerem naturalmente é real. E assim, torna-se mágico!

Expressão do Ser:

As crianças possuem como referência um atelier que é o seu "porto seguro" na linda imensidão do bosque.

Dentro de alguns combinados, elas têm liberdade de ir e vir em todos espaços da escola, assim como os educadores.
 
Para promulgarmos a liberdade às crianças, elas precisam ver que os adultos também são livres!

Nesse universo de possibilidades, todas têm a oportunidade de realizar atividades interativas, dinâmicas, momentos de leitura, de teatro, pintura e dança, que despertam a curiosidade e possibilidades de aprendizado.

Onde o ser pode se expressar, aprender é natural. Acreditem!

Tempo para Brincar e Explorar:

Acreditamos que a infância é uma fase crucial para a exploração criativa e a livre expressão. Durante o período na escola, oferecemos espaços seguros e inspiradores para as crianças brincarem, explorarem a natureza e desenvolverem sua imaginação! Em realidade, brincar para nós é viver. É a vida em si. Nós, adultos, damos esse nome ao que seriam momentos contrários ao "estudo". A criança que é criança e está sendo respeitada, vive! E isso, naturalmente parece brincadeira!

Lanche Saudável:

Alimentar-se saudavelmente significa muitas coisas. Dentre elas, ter o tempo respeitado, estar em um ambiente tranquilo, sem pressa, e principalmente, que a necessidade de alimentar-se no momento natural seja reconhecida.
Na Ayni, não há um momento de recreio específico para o lanche. Quando as crianças têm fome, sentam, pegam o seu lanche e comem. Assim, naturalmente! Junto com as famílias combinamos que sejam priorizados lanches saudáveis e nutritivos, com o mínimo possível de alimentos industralizados. Estamos sempre próximos, mas incentivamos as crianças a preparar seus lanches, proporcionando a autonomia e conhecimento do que elas comem.

Os educadores estão sempre em contato com as crianças com presença, observando as necessidades que são trazidas, e, muito importante: Com a menor interferência possível! As crianças encerram suas atividades fazendo seu caminho de volta pelo bosque juntamente com os pais.

Cuidar é uma forma de carinho e talvez o que as crianças apenas precisam de nós adultos! De cuidado! Muito antes de que digamos o que elas devem fazer ou ser.

Acreditamos que oferecer esses espaços de cuidado e ricos em possibilidades é essencial para que elas se estejam bem hoje, e sem dúvidas, temos confiança que poderão crescer como adultos com referência do que é ser respeitado e livre!

Quer saber mais sobre o trabalho e mensagem da Ayni?
Acesse: http://inti.ayni.org.br/saiba-mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossa visão sobre a Educação

Primeiro um novo adulto. As crianças, deixemos em paz! Antes que algo mude fora...primeiro um novo "eu"! Uma nova educação, parte muito antes de uma nova abordagem de ensino, de um novo método ou nova pedagogia. Acreditamos que uma nova educação parte do ponto inicial de todas mudanças: O próprio ser. Adultos mais sensíveis às suas relações com as crianças. Que uma vez mais conectados consigo mesmo, lembram e sabem do que é ser criança nesse mundo. De como nós, quando crianças, buscávamos acolhimento e compreensão. E não que nos dissessem apenas o que fazer, o que ser. Acreditamos em colocar as prioridades em seu lugar. Ambientes educativos devem proporcionar o desenvolvimento cognitivo, sócio-emocional, mostrar como é esse mundo. Mas principalmente devem acolher as crianças. Acolher os pequenos mestres. De alguma forma falar em seus ouvidos: "Seja bem-vinda, seja bem-vindo, aqui você está seguro. Está sendo reconhecido, visto, cuidado. Sempre que pre...

O aprendizado pelo interesse

Na Ayni os pais são convidados periodicamente a observarem a escola e as crianças no seu dia-a-dia e entre muitos aprendizados e revoluções de conceitos, presenciei em uma observação minha, como mãe, como acontecem as aulas na escola Ayni. Neste dia, um visitante inesperado chegou no atelier Uayra, onde ficam as crianças dos 7 aos 14 anos.  O visitante era um caracol!  As crianças (e a mãe aqui) foram instruídos a não interferirem no caminho dele, primeira lição! O caracol levou algum tempo para cruzar o atelier e chegar a um degrau, imaginem a expectativa de todos para verem como ele faria para descer o degrau.  E a gravidade fez sua parte!  Caiu, ficou de "pernas" para o ar e logo voltou a rastejar rumo a saída almejada! Durante essa jornada do Caracol, as crianças que estavam por aí, buscaram informações sobre a anatomia, sobre expectativa de vida, do que se alimentava e outras curiosidades sanadas pela professora que auxiliava atentamente, por meio de pesquisa em...

A escola dos meus sonhos

A escola dos meus sonhos  A escola é um lugar de experiências! A criança é livre para escolher o que quer aprender e respeitando seu tempo.  A ordem mais simples é o amor em todas as suas expressões como respeito e cooperação.  Todas as outras regras são de alguma forma definidas em conjunto com as crianças.  Sabendo que o Os adultos têm experiência para definir as regras, mas ouvem a opinião das crianças.  A escola é uma extensão da família e a família é uma extensão da escola. então os adultos são incentivados a participar ativamente na escola, ensinando suas habilidades às crianças.  Devemos ouvir as crianças e ajudá-las em sua busca. Não é necessário motivar as crianças. Aprender é um instinto humano natural. O crescimento e desenvolvimento são naturais. Não precisamos exercer força, apenas garantimos que o ambiente tem o que é necessário para facilitar a aprendizagem.  A escola não tem provas ou testes. E sim, um acompanhamento muito próximo para ...