Pular para o conteúdo principal

BNCC - Base Nacional Comum Curricular



 A Ayni é um ambiente educativo onde não há o direcionamento das atividades. 💡


Como adultos, procuramos estar em presença plena, atentos às necessidades que as crianças trazem. 


Expressamos confiança e criamos um ambiente de autonomia e liberdade, onde os interesses genuínos das crianças sejam respeitados e valorizados.


👉 Toda semana realizamos oficinas como forma de vínculo também à BNCC. São feitos convites e cada um participa conforme seu interesse. 


Trazemos um exemplo dessa semana, onde realizamos uma oficina sobre a morfologia das plantas.


Quais as habilidades da BNCC com os códigos correspondentes são contempladas em uma oficina sobre morfologia e diversidade das plantas?


❗️A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil define as habilidades e competências que os estudantes devem desenvolver ao longo de sua educação. Para uma oficina sobre morfologia e diversidade das plantas, algumas habilidades da BNCC relacionadas podem incluir:


1. Ciências da Natureza 🌿

 - Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano):

 - Habilidade BNCC: (EF09CI03) Identificar características dos seres vivos e reconhecer sua importância nos ecossistemas.

 - Habilidade BNCC: (EF09CI06) Compreender as interações entre os componentes bióticos e abióticos nos ecossistemas.


2. Biologia 🌱

 - Ensino Médio:

 - Habilidade BNCC: (EM13BIO102) Analisar a organização morfológica e fisiológica das plantas em relação ao ambiente.


Essas são algumas das habilidades da BNCC relacionadas ao estudo da morfologia e diversidade das plantas. Mais oficinas podem ser oferecidas para abordar essas competências, garantindo que os alunos desenvolvam uma compreensão sólida do assunto. 


Falamos sobre isso e outros temas relacionados na nossa Capacitação para Educadores Ayni! 


Acesse o link http://inti.ayni.org.br/capacitacaoonline

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossa visão sobre a Educação

Primeiro um novo adulto. As crianças, deixemos em paz! Antes que algo mude fora...primeiro um novo "eu"! Uma nova educação, parte muito antes de uma nova abordagem de ensino, de um novo método ou nova pedagogia. Acreditamos que uma nova educação parte do ponto inicial de todas mudanças: O próprio ser. Adultos mais sensíveis às suas relações com as crianças. Que uma vez mais conectados consigo mesmo, lembram e sabem do que é ser criança nesse mundo. De como nós, quando crianças, buscávamos acolhimento e compreensão. E não que nos dissessem apenas o que fazer, o que ser. Acreditamos em colocar as prioridades em seu lugar. Ambientes educativos devem proporcionar o desenvolvimento cognitivo, sócio-emocional, mostrar como é esse mundo. Mas principalmente devem acolher as crianças. Acolher os pequenos mestres. De alguma forma falar em seus ouvidos: "Seja bem-vinda, seja bem-vindo, aqui você está seguro. Está sendo reconhecido, visto, cuidado. Sempre que pre

A escola dos meus sonhos

A escola dos meus sonhos  A escola é um lugar de experiências! A criança é livre para escolher o que quer aprender e respeitando seu tempo.  A ordem mais simples é o amor em todas as suas expressões como respeito e cooperação.  Todas as outras regras são de alguma forma definidas em conjunto com as crianças.  Sabendo que o Os adultos têm experiência para definir as regras, mas ouvem a opinião das crianças.  A escola é uma extensão da família e a família é uma extensão da escola. então os adultos são incentivados a participar ativamente na escola, ensinando suas habilidades às crianças.  Devemos ouvir as crianças e ajudá-las em sua busca. Não é necessário motivar as crianças. Aprender é um instinto humano natural. O crescimento e desenvolvimento são naturais. Não precisamos exercer força, apenas garantimos que o ambiente tem o que é necessário para facilitar a aprendizagem.  A escola não tem provas ou testes. E sim, um acompanhamento muito próximo para ouvir e perceber como a criança es

O aprendizado pelo interesse

Na Ayni os pais são convidados periodicamente a observarem a escola e as crianças no seu dia-a-dia e entre muitos aprendizados e revoluções de conceitos, presenciei em uma observação minha, como mãe, como acontecem as aulas na escola Ayni. Neste dia, um visitante inesperado chegou no atelier Uayra, onde ficam as crianças dos 7 aos 14 anos.  O visitante era um caracol!  As crianças (e a mãe aqui) foram instruídos a não interferirem no caminho dele, primeira lição! O caracol levou algum tempo para cruzar o atelier e chegar a um degrau, imaginem a expectativa de todos para verem como ele faria para descer o degrau.  E a gravidade fez sua parte!  Caiu, ficou de "pernas" para o ar e logo voltou a rastejar rumo a saída almejada! Durante essa jornada do Caracol, as crianças que estavam por aí, buscaram informações sobre a anatomia, sobre expectativa de vida, do que se alimentava e outras curiosidades sanadas pela professora que auxiliava atentamente, por meio de pesquisa em livros e