Pular para o conteúdo principal

Sobre o currículo!

Recebemos muitas dúvidas de como a criança pode acessar o currículo sem que haja uma programação, uma aula. 📚

Na nossa vida muito ouvimos que em um ambiente livre, autônomo, não será possível contemplar o que se espera do currículo. Passamos a acreditar que isso é a verdade. 🌟

Uma de nossas mensagens para mães, pais, educadores é *que confiem que é possível*! Que os filhos podem aprender muito, preservando seus interesses e respeitando seu tempo. A vida em si, foi a base para a geração do que conhecemos por currículo. Então, devolver a vida em si para as crianças é o primeiro passo!

Quando não damos uma aula, permitimos que centenas de aulas aconteçam naquele momento. Essa é a proporção! Quando assumimos a consciência e o compromisso como adultos de não tentar ter um controle sobre o que vai acontecer, a magia acontece e as relações com os objetivos de aprendizagem da BNCC por exemplo são transbordantes. A ponto, de em alguns dias ser positivamente difícil fazer tantas conexões.
Há um mundo de possibilidades atrás da imposição cultural que recebemos em nossa geração. É um ato de amor e honra à humanidade filtrar e não passar essa carga adiante.

Na foto uma oficina de fabricação de Slime magnético. Nesse dia as crianças conectaram com muitos objetivos do currículo como motricidade, noções de textura, eletromagnetismo (física), química, matemática, porcentagem e tantos outros temas que podem não estar previstos no currículo formal e que aos nossos olhos são tão ou mais importantes como liderança, trabalho em grupo, celebração, frustração, respeito.

🚀 Convidamos você a conhecer mais sobre as abordagens da Ayni em nosso curso totalmente digital, que está com preço promocional por tempo limitado, a Capacitação Online para Educadores. 

Este não é apenas mais um curso. É uma oportunidade de fazer parte de uma comunidade de educadores comprometidos em mudar o futuro da educação. 🌟

👉 Saiba mais em nosso link:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossa visão sobre a Educação

Primeiro um novo adulto. As crianças, deixemos em paz! Antes que algo mude fora...primeiro um novo "eu"! Uma nova educação, parte muito antes de uma nova abordagem de ensino, de um novo método ou nova pedagogia. Acreditamos que uma nova educação parte do ponto inicial de todas mudanças: O próprio ser. Adultos mais sensíveis às suas relações com as crianças. Que uma vez mais conectados consigo mesmo, lembram e sabem do que é ser criança nesse mundo. De como nós, quando crianças, buscávamos acolhimento e compreensão. E não que nos dissessem apenas o que fazer, o que ser. Acreditamos em colocar as prioridades em seu lugar. Ambientes educativos devem proporcionar o desenvolvimento cognitivo, sócio-emocional, mostrar como é esse mundo. Mas principalmente devem acolher as crianças. Acolher os pequenos mestres. De alguma forma falar em seus ouvidos: "Seja bem-vinda, seja bem-vindo, aqui você está seguro. Está sendo reconhecido, visto, cuidado. Sempre que pre

A escola dos meus sonhos

A escola dos meus sonhos  A escola é um lugar de experiências! A criança é livre para escolher o que quer aprender e respeitando seu tempo.  A ordem mais simples é o amor em todas as suas expressões como respeito e cooperação.  Todas as outras regras são de alguma forma definidas em conjunto com as crianças.  Sabendo que o Os adultos têm experiência para definir as regras, mas ouvem a opinião das crianças.  A escola é uma extensão da família e a família é uma extensão da escola. então os adultos são incentivados a participar ativamente na escola, ensinando suas habilidades às crianças.  Devemos ouvir as crianças e ajudá-las em sua busca. Não é necessário motivar as crianças. Aprender é um instinto humano natural. O crescimento e desenvolvimento são naturais. Não precisamos exercer força, apenas garantimos que o ambiente tem o que é necessário para facilitar a aprendizagem.  A escola não tem provas ou testes. E sim, um acompanhamento muito próximo para ouvir e perceber como a criança es

O aprendizado pelo interesse

Na Ayni os pais são convidados periodicamente a observarem a escola e as crianças no seu dia-a-dia e entre muitos aprendizados e revoluções de conceitos, presenciei em uma observação minha, como mãe, como acontecem as aulas na escola Ayni. Neste dia, um visitante inesperado chegou no atelier Uayra, onde ficam as crianças dos 7 aos 14 anos.  O visitante era um caracol!  As crianças (e a mãe aqui) foram instruídos a não interferirem no caminho dele, primeira lição! O caracol levou algum tempo para cruzar o atelier e chegar a um degrau, imaginem a expectativa de todos para verem como ele faria para descer o degrau.  E a gravidade fez sua parte!  Caiu, ficou de "pernas" para o ar e logo voltou a rastejar rumo a saída almejada! Durante essa jornada do Caracol, as crianças que estavam por aí, buscaram informações sobre a anatomia, sobre expectativa de vida, do que se alimentava e outras curiosidades sanadas pela professora que auxiliava atentamente, por meio de pesquisa em livros e