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Como é a rotina das crianças na Ayni?

Início do Dia: A chegada das crianças representa para nós um dos momentos mais importantes para expressarmos o respeito ao tempo de cada uma. Desejamos que os abraços, saudações e quaisquer outros rituais, sejam genuínos.  Por isso, esse é o momento de um olhar que acolhe e que dá o espaço que cada criança necessita ao chegar e se ambientar ao lugar.  Buscamos o equilíbrio entre a importância da rotina e dos rituais com a expressão natural e autêntica de cada criança em especial nesse momento de chegada. Quando deixamos as coisas acontecerem naturalmente é real. E assim, torna-se mágico! Expressão do Ser: As crianças possuem como referência um atelier que é o seu "porto seguro" na linda imensidão do bosque. Dentro de alguns combinados, elas têm liberdade de ir e vir em todos espaços da escola, assim como os educadores.   Para promulgarmos a liberdade às crianças, elas precisam ver que os adultos também são livres! Nesse universo de possibilidades, todas têm a oportunidade de

Quero apoiar a Ayni! Como faço?

Ao se conectar com a nossa mensagem, você já pode ter percebido que ao estar aqui nesse espaço virtual, trocando experiências e compartilhando nossa mensagem já está nos apoiando muito!🙏🏽 A Ayni é uma *escola sem mensalidade* que se autogere com doações e economia com propósito, por isso seu apoio é tão importante: para manter essa mensagem viva! ✅️ Você pode fazer doações financeiras do valor que sentir ou por meio de uma assinatura.  ✅️ Também é possível apoiar a Ayni através de deduções no *imposto de* *renda* e para residentes no RS, via *programa Nota Fiscal Gaúcha.*  📱Clique no link abaixo para saber mais detalhes de como expressar seu apoio à Ayni: https://www.ayni.org.br/apoiar

O que é uma escola para adultos e crianças?

O que é uma escola para adultos e crianças? Para nós na Ayni é muito importante um estado de cumplicidade com as famílias. É isso que buscamos! Criar espaços de troca, de escuta, de vulnerabilidade entre os adultos para fortalecer relações e a partir daí sustentar a energia do que estamos fazendo juntos: Uma escola que deseja inspirar as outras escolas. E uma das inspirações é essa. Ser um espaço educativo também para os adultos. Isso não significa que demandamos um tempo maior dos adultos na escola ou que eles têm de frequentar "aulas". O que fazemos é que procuramos ser acertivos. Utilizar o tempo com as famílias para o que consideramos prioritário: Aprofundar as conexões, as reflexões sobre a vida e a educação. As famílias não são nossas clientes e nós não somos provedores de serviço. Somos um grupo de adultos em torno da missão de cuidar dos filhotes e de levar uma mensagem para os outros espaços escolares do país e do mundo. Nessas fotos estão algumas iniciativas pedagóg

Transformação

Início do ano é momento de preparação para receber as crianças e iniciar oficialmente o ano escolar. Momento de reencontros, de pensar o acolhimento às crianças, de preparar os espaços, de reorganização da equipe pedagógica, de "formação" de professores…    Para que as relações se fortaleçam e aprendizagens significativas aconteçam, é essencial conhecer e respeitar os seres envolvidos e suas realidades. A vida influencia a escola, e por isso a escola é viva e deve (ou deveria) estar sempre se reinventando.  É preciso conhecer as crianças e seu contexto, o que está acontecendo em sua vida e em sua casa, como são suas relações, se ela está tendo suas necessidades básicas supridas.  E com as professoras e professores, estamos levando em conta o seu contexto, como estão suas vidas, sua saúde e suas organizações pessoais? Em tempos de "formações" faz sentido chamar um grande especialista para falar sobre educação, se os professores de uma mesma escola não se conhecem e n

O seu propósito de vida também está conectado à educação?

Muitos educadores ou entusiastas de uma nova educação chegam até nós buscando ferramentas e conhecimentos para contribuir na transformação da forma de educar as próximas gerações. Sabemos que socialmente existem muitas resistências para o novo, e acabamos perpetuando velhas práticas e condutas que não fazem mais sentido para os estudantes, especialmente as crianças. A Ayni busca diariamente construir uma nova maneira de pensar a educação sem esquecer que é na prática que a verdadeira mudança acontece. É por isso que temos em nossos espaços liberdade para experimentar e criar novas ações.  Gostamos de dizer que somos uma escola para crianças e adultos, estamos bem longe de sermos perfeitos, e também não é esse o nosso propósito.  Mas queremos sim, participar ativamente dessa mudança de consciência na educação para permitir que a essência dos nossos estudantes se manifeste sem repressões e trazer uma abordagem mais humana para nossas aulas. É por isso que entendem

Nossa visão sobre a Educação

Primeiro um novo adulto. As crianças, deixemos em paz! Antes que algo mude fora...primeiro um novo "eu"! Uma nova educação, parte muito antes de uma nova abordagem de ensino, de um novo método ou nova pedagogia. Acreditamos que uma nova educação parte do ponto inicial de todas mudanças: O próprio ser. Adultos mais sensíveis às suas relações com as crianças. Que uma vez mais conectados consigo mesmo, lembram e sabem do que é ser criança nesse mundo. De como nós, quando crianças, buscávamos acolhimento e compreensão. E não que nos dissessem apenas o que fazer, o que ser. Acreditamos em colocar as prioridades em seu lugar. Ambientes educativos devem proporcionar o desenvolvimento cognitivo, sócio-emocional, mostrar como é esse mundo. Mas principalmente devem acolher as crianças. Acolher os pequenos mestres. De alguma forma falar em seus ouvidos: "Seja bem-vinda, seja bem-vindo, aqui você está seguro. Está sendo reconhecido, visto, cuidado. Sempre que pre

Agroecologia

Vivemos em um planeta raro. Que reúne condições perfeitas para a vida existir e prosperar! E esse é um paradoxo incrível!  Sermos tão abençoados e não agirmos de acordo com esse entendimento. Ainda estamos compreendendo a rede enorme e interdependente de eventos, de tudo que precisou acontecer e existir para estarmos aqui.  Quanto mais sabemos, mais clara fica a raridade da Terra, e por consequência, a raridade de seres com complexidade de tecidos e com relativa inteligência: Nós humanos. A vida não é banal, não é comum. Nossa espécie que foi dotada de condições de pensar e refletir, por alguma razão ainda não prioriza o cuidado com o próprio lar. E talvez seja esse o problema: A razão! Se nos permitirmos associar o sentir, acreditamos que ficará mais claro: Como pode não honrarmos e dignificarmos o fato de vivermos em um lugar especial? Nossos sistemas produtivos ferem, envenenam a Terra e destroem a biodiversidade. Enfermidades físicas e psíquicas também são resultado desse envenenam