Pular para o conteúdo principal

Postagens

BNCC - Base Nacional Comum Curricular

 A Ayni é um ambiente educativo onde não há o direcionamento das atividades. 💡 Como adultos, procuramos estar em presença plena, atentos às necessidades que as crianças trazem.  Expressamos confiança e criamos um ambiente de autonomia e liberdade, onde os interesses genuínos das crianças sejam respeitados e valorizados. 👉 Toda semana realizamos oficinas como forma de vínculo também à BNCC. São feitos convites e cada um participa conforme seu interesse.  Trazemos um exemplo dessa semana, onde realizamos uma oficina sobre a morfologia das plantas. Quais as habilidades da BNCC com os códigos correspondentes são contempladas em uma oficina sobre morfologia e diversidade das plantas? ❗️A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil define as habilidades e competências que os estudantes devem desenvolver ao longo de sua educação. Para uma oficina sobre morfologia e diversidade das plantas, algumas habilidades da BNCC relacionadas podem incluir: 1. Ciências da Natureza 🌿  - Ensino Funda

Sobre o currículo!

Recebemos muitas dúvidas de como a criança pode acessar o currículo sem que haja uma programação, uma aula. 📚 Na nossa vida muito ouvimos que em um ambiente livre, autônomo, não será possível contemplar o que se espera do currículo. Passamos a acreditar que isso é a verdade. 🌟 Uma de nossas mensagens para mães, pais, educadores é *que confiem que é possível*! Que os filhos podem aprender muito, preservando seus interesses e respeitando seu tempo. A vida em si, foi a base para a geração do que conhecemos por currículo. Então, devolver a vida em si para as crianças é o primeiro passo! Quando não damos uma aula, permitimos que centenas de aulas aconteçam naquele momento. Essa é a proporção! Quando assumimos a consciência e o compromisso como adultos de não tentar ter um controle sobre o que vai acontecer, a magia acontece e as relações com os objetivos de aprendizagem da BNCC por exemplo são transbordantes. A ponto, de em alguns dias ser positivamente difícil fazer tantas conexões. Há u

Como é a rotina das crianças na Ayni?

Início do Dia: A chegada das crianças representa para nós um dos momentos mais importantes para expressarmos o respeito ao tempo de cada uma. Desejamos que os abraços, saudações e quaisquer outros rituais, sejam genuínos.  Por isso, esse é o momento de um olhar que acolhe e que dá o espaço que cada criança necessita ao chegar e se ambientar ao lugar.  Buscamos o equilíbrio entre a importância da rotina e dos rituais com a expressão natural e autêntica de cada criança em especial nesse momento de chegada. Quando deixamos as coisas acontecerem naturalmente é real. E assim, torna-se mágico! Expressão do Ser: As crianças possuem como referência um atelier que é o seu "porto seguro" na linda imensidão do bosque. Dentro de alguns combinados, elas têm liberdade de ir e vir em todos espaços da escola, assim como os educadores.   Para promulgarmos a liberdade às crianças, elas precisam ver que os adultos também são livres! Nesse universo de possibilidades, todas têm a oportunidade de

Quero apoiar a Ayni! Como faço?

Ao se conectar com a nossa mensagem, você já pode ter percebido que ao estar aqui nesse espaço virtual, trocando experiências e compartilhando nossa mensagem já está nos apoiando muito!🙏🏽 A Ayni é uma *escola sem mensalidade* que se autogere com doações e economia com propósito, por isso seu apoio é tão importante: para manter essa mensagem viva! ✅️ Você pode fazer doações financeiras do valor que sentir ou por meio de uma assinatura.  ✅️ Também é possível apoiar a Ayni através de deduções no *imposto de* *renda* e para residentes no RS, via *programa Nota Fiscal Gaúcha.*  📱Clique no link abaixo para saber mais detalhes de como expressar seu apoio à Ayni: https://www.ayni.org.br/apoiar

O que é uma escola para adultos e crianças?

O que é uma escola para adultos e crianças? Para nós na Ayni é muito importante um estado de cumplicidade com as famílias. É isso que buscamos! Criar espaços de troca, de escuta, de vulnerabilidade entre os adultos para fortalecer relações e a partir daí sustentar a energia do que estamos fazendo juntos: Uma escola que deseja inspirar as outras escolas. E uma das inspirações é essa. Ser um espaço educativo também para os adultos. Isso não significa que demandamos um tempo maior dos adultos na escola ou que eles têm de frequentar "aulas". O que fazemos é que procuramos ser acertivos. Utilizar o tempo com as famílias para o que consideramos prioritário: Aprofundar as conexões, as reflexões sobre a vida e a educação. As famílias não são nossas clientes e nós não somos provedores de serviço. Somos um grupo de adultos em torno da missão de cuidar dos filhotes e de levar uma mensagem para os outros espaços escolares do país e do mundo. Nessas fotos estão algumas iniciativas pedagóg

Transformação

Início do ano é momento de preparação para receber as crianças e iniciar oficialmente o ano escolar. Momento de reencontros, de pensar o acolhimento às crianças, de preparar os espaços, de reorganização da equipe pedagógica, de "formação" de professores…    Para que as relações se fortaleçam e aprendizagens significativas aconteçam, é essencial conhecer e respeitar os seres envolvidos e suas realidades. A vida influencia a escola, e por isso a escola é viva e deve (ou deveria) estar sempre se reinventando.  É preciso conhecer as crianças e seu contexto, o que está acontecendo em sua vida e em sua casa, como são suas relações, se ela está tendo suas necessidades básicas supridas.  E com as professoras e professores, estamos levando em conta o seu contexto, como estão suas vidas, sua saúde e suas organizações pessoais? Em tempos de "formações" faz sentido chamar um grande especialista para falar sobre educação, se os professores de uma mesma escola não se conhecem e n

O seu propósito de vida também está conectado à educação?

Muitos educadores ou entusiastas de uma nova educação chegam até nós buscando ferramentas e conhecimentos para contribuir na transformação da forma de educar as próximas gerações. Sabemos que socialmente existem muitas resistências para o novo, e acabamos perpetuando velhas práticas e condutas que não fazem mais sentido para os estudantes, especialmente as crianças. A Ayni busca diariamente construir uma nova maneira de pensar a educação sem esquecer que é na prática que a verdadeira mudança acontece. É por isso que temos em nossos espaços liberdade para experimentar e criar novas ações.  Gostamos de dizer que somos uma escola para crianças e adultos, estamos bem longe de sermos perfeitos, e também não é esse o nosso propósito.  Mas queremos sim, participar ativamente dessa mudança de consciência na educação para permitir que a essência dos nossos estudantes se manifeste sem repressões e trazer uma abordagem mais humana para nossas aulas. É por isso que entendem